Com o lançamento na última semana do filme Oppenheimer, a história do físico americano considerado o “pai da bomba atômica”, os paralelos dessa tecnologia com a ascensão da inteligência artificial ficaram óbvios.
As duas tecnologias foram e são artefatos do apocalipse para uns e da paz para outros.
Nas duas épocas tivemos pessoas querendo controlar o conhecimento do fim do mundo.
Nas duas épocas as pessoas ao mesmo tempo desejavam ver do que éramos capazes como tiveram medo de que essa capacidade botasse um ponto final na história da humanidade.
A diferença crucial é que para os cientistas do Projeto Manhattan eles estavam apenas revelando uma lei natural. Eles acreditavam que era assim que a natureza funcionava. Deus quis que os átomos funcionassem assim. Eles não estavam inventando nada. Eram, como a biografia do Oppenheimer sugere, Prometeus: roubavam o fogo dos deuses.
Porém, com a inteligência artificial é um ato deliberado, sintético, “artificial”. É o homem criando deuses para roubar o fogo. O resultado pode ser o mesmo, mas a origem é diferente.
Agora sentimos como se tivéssemos superado a natureza. Nós é que vamos dar uma nova forma e finalidade ao mundo natural, inclusive ao que significa viver e morrer, já que temos uma IA que promete ressuscitar os mortos e outras que prometem imortalidade digital.
A bomba, todo o mundo sabe, exterminou milhões. No entanto, Oppenheimer jamais se arrependeu disso e disse ainda que faria de novo. Ele era muito otimista quanto ao potencial nuclear que eles tinham descoberto. A bomba era um efeito colateral, talvez um mal necessário para tomar posse do poder nuclear — como em usinas.
Mas como tomar posse da nova tecnologia quando governos, empresários e “especialistas” querem controlar o que é e o que não é lícito?
Nas relações internacionais, temos o “equilíbrio do terror”, que é quando países que querem se destruir possuem a mesma tecnologia de aniquilação, mas não o fazem porque um tem medo de que o outro revide. A bomba traz a paz.
Com a inteligência artificial, no entanto, talvez não tenhamos esse "equilíbrio do terror" para nos forçar a paz. Nenhum país ou corporação poderá controlar completamente essa tecnologia. Ela avançará de maneira descentralizada e exponencial, construindo sobre si mesma.
Podemos tentar regulamentá-la, mas rapidamente veremos que nossas leis são obsoletas diante de sua velocidade e escala. Assim, em vez de domá-la e usá-la como um artefato, a IA provavelmente escapará de nosso controle, assim como as mudanças climáticas já escaparam.
Mas diferentemente da bomba atômica, que demanda muita infraestrutura para fabricá-la, a IA já está se espalhando rapidamente em aplicativos cotidianos e dispositivos domésticos. Isso significa que os novos usos sempre estarão à frente das velhas legislações, talvez até antes que possamos nos preparar adequadamente para suas consequências.
Mas eu não creio que nada possa nos salvar das pequenas decisões que mudam o mundo.
Por exemplo, logo depois da bomba de 45, na Crise Cubana de 62, navios americanos detectaram o submarino russo B-59 e começaram a lançar cargas de profundidade, basicamente pequenas bombas, para forçá-lo a subir à superfície. Os oficiais soviéticos a bordo não sabiam que se tratava de uma crise global, pois estavam isolados há algumas semanas e sem contato com Moscou.
Convencidos de que uma guerra nuclear havia começado, dois oficiais, incluindo o capitão, queriam lançar um torpedo nuclear contra os navios americanos. Contudo, isso exigiria a aprovação unânime dos três oficiais principais a bordo.
Vasily Arkhipov, um dos três oficiais, se opôs firmemente ao lançamento, argumentando que era loucura usar armas nucleares sem ordens de Moscou. Sua oposição impediu o lançamento do torpedo e evitou o que poderia levar a uma guerra nuclear entre EUA e URSS.
Foi o mais perto que chegamos de uma guerra nuclear e só por causa do voto de confiança de um homem é que o mundo não acabou em átomos. Não foi a lei, não foi a tecnologia, foi um homem resistindo à tentação de imitar seus companheiros numa decisão insensata.
Hoje fervilham por aí muita bobagem a respeito de IA e de todo o resto. Ou você resiste com calma e paciência para estudar o assunto ou você cede ao desespero e à ansiedade.
Portanto, enquanto Oppenheimer podia imaginar um mundo com bomba atômica, nós provavelmente não conseguimos imaginar ainda o mundo com a onipresença da IA. Isso porque ela altera completamente as bases do que é ser humano e do que significa viver e pensar.
Agora que não há mais botão vermelho, em vez de temer o desconhecido, podemos abordá-lo com a esperança de que todos nós teremos posse dessa nova tecnologia para dar um rosto humano para ela.
Esse é o desafio e a oportunidade das nossas vidas.
Notícias, ferramentas e prompts
Digite o seu prompt para gerar um episódio de série
Filmes, séries e desenhos gerados por IA estão chegando, provavelmente mais cedo do que pensamos ou queremos. Embora as opiniões estejam divididas se o seguinte é real ou apenas um golpe de marketing genial de Matt Stone e Trey Parker. O SHOW-1 é um novo sistema que pode ser treinado para gerar episódios de programas de TV COM UM PROMPT. As pessoas por trás do SHOW-1, Fable Studio, demonstraram isso com um sistema treinado no universo de South Park.
Eu vi muito conteúdo gerado por IA nos últimos 12 meses e, se for verdade, o episódio na página do artigo é o primeiro de muitos.
SHOW-1 gerou cena, personagens, enquadramento e diálogo acima:
Stan: Por que você ama tanto a IA, Cartman?
Cartman: Porque, Stan, isso significa que nunca mais preciso fazer nada, e posso culpar a IA por todos os meus "erros
Chat GPT para Android e Instruções Personalizadas
ChatGPT app para Android: A OpenAI colocou oficialmente o aplicativo ChatGPT na Google Play Store. A interface do aplicativo se parece muito com a versão do iOS, conforme mostrado nas capturas de tela. Também será gratuito, assim como o aplicativo para iOS. Se você estiver interessado, faça o pré-registro agora na Play Store para ter acesso ao aplicativo quando estiver disponível na próxima semana. PRESTE MUITA ATENÇÃO NA HORA DE BAIXAR. HÁ MUITOS APLICATIVOS PIRATAS DO CHATGPT E OUTROS.
Custom instructions: Um novo recurso para o ChatGPT que permite lembrar as preferências do usuário e fornecer respostas personalizadas de acordo. Os usuários podem fornecer suas informações e especificar como desejam que o ChatGPT responda.
O ChatGPT está piorando?
Esta semana um estudo da Universidade de Stanford mostrando que o desempenho do ChatGPT está diminuindo pareceu confirmar a suspeita de muita gente. A equipe avaliou o GPT-4 usando uma série de 500 problemas matemáticos em março, dos quais o chatbot respondeu 488 corretamente. Em junho, eles fizeram o mesmo teste, mas desta vez acertaram apenas 12 respostas. De uma taxa de sucesso de 97,6% para 2,4% em apenas três meses.
No entanto, o pessoal da AI Snake Oil diz que o aparente declínio pode ser resultado de como os pesquisadores testaram a IA. Eles explicam que modelos de IA como o GPT-4 têm dois aspectos: capacidade e comportamento. Capacidade é o que o modelo pode fazer e não muda muito. O comportamento, por outro lado, pode mudar muito com base no ajuste fino, que é feito regularmente.
Resumindo, o novo artigo não mostra que os recursos do GPT-4 pioraram, mas sim o comportamento, que é obra dos engenheiros.
Wix demorou, mas integrou
É, pessoal, estamos em uma nova era de design de site "feito por IA, aprovado por humanos".
Na terça-feira, o Wix anunciou um novo recurso AI Site Generator, que permite aos usuários criar um site completo apenas digitando uma descrição e respondendo a algumas perguntas.
A IA e os algoritmos geram automaticamente o design, o texto e as imagens. (É como contratar uma equipe de duendes digitais para criar seu site enquanto você dorme).
FERRAMENTAR.IA
ProductAI - Gere fotos de produtos de e-commerce.
Articula é um aplicativo de tradução de chamadas com inteligência artificial compatível com 24 idiomas com precisão.
Magic Hour é uma plataforma de vídeo AI que simplifica a criação de vídeo com facilidade notável. Automatize todo o processo de produção, redirecione os vídeos existentes e gere conteúdo visual cativante para envolver e expandir seu público.
Morpher AI - Uma ferramenta para análise do mercado financeiro que atua como seu analista de investimentos pessoal.
Llama2 - O maior e mais poderoso modelo de linguagem de código aberto até hoje. Pode chamar de GPT de graça.
AI Baby Generator - Prevê como será o seu bebê.
AI Pet Photos - Transforme seu pet em personagens (esquisito, mas sei lá).
Beducated - Agora você pode tirar suas dúvidas sexuais com um bot
Homestyler - IA para design de interiores
PDF Drive - Uma coleção de mais de 81 MILHÕES de eBooks que você pode baixar gratuitamente.
AILab Tools é um conjunto de ferramentas com inteligência artificial que inclui remoção de fundo e retoque de retratos.
Most Recommended Books - Este site coleta recomendações de livros de autores, empreendedores, investidores e outras pessoas de sucesso.
FaceSwapper é uma ferramenta online que permite aos usuários trocar rostos automaticamente de fotos e vídeos.
PimEyes é um mecanismo de busca de rostos on-line para encontrar imagens contendo determinados rostos.
Transcript LOL - Transcrições com identificação do orador, tópicos e resumos.
Air - IA conversacional que pode realizar chamadas completas de vendas e atendimento ao cliente de 5 a 40 minutos por telefone. É impressionante!
Kino - Assistente de IA para rastrear metadados de filmagem e organizar suas mídias.
PROMPTS DA SEMANA
O principal problema com ideias “contrárias” ou incomuns, alternativas, enfim, como quiser, é que elas demoram para aparecer.
Este prompt ajuda você a encontrar 20 ideias de conteúdo incomuns em seu nicho sobre as quais você pode escrever:
Preciso que você tenha ideias contrárias sobre [SOBRE O QUE VOCÊ QUER FALAR]
Para contextualizar, [DÊ O CONTEXTO]
Para identificar ideias contrárias, siga este processo:
1) Identificar crenças ou tendências amplamente difundidas em uma determinada área.
2) Questione por que essas crenças são mantidas e se são justificadas.
3) Considere pontos de vista alternativos ou cenários que vão contra a corrente.
4) Sugira 20 ideias de conteúdo contrárias sobre as quais eu poderia escrever na área em questão
Sua resposta deve conter seu raciocínio em cada etapa.
MIDJOURNEY
MARGOT ROBBIE AS BARBIE wearing a hat and tie is holding a cigarette, in the style of steven klein, intense gaze, david burdeny, grant morrison, candid celebrity shots, grey academia, folkloric portraits --ar 128:71 --s 250
Muito boa, como sempre!